Fundado em 1977, o Colégio Guilherme Dumont Villares promove uma ação educativa baseada na premissa de que ao lado do conhecimento está o que a Escola transmite na medida do seu valor relativo, e que o grande desafio da Educação está em apurar o raciocínio e estimular a imaginação, aguçando a capacidade crítica e criativa do educando.
Instalado em ampla área de 14.500 metros quadrados, localizado no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo, com três unidades contíguas, o Colégio Guilherme Dumont Villares atende alunos de 2 a 17 anos, distribuídos nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
Inspirada nos princípios piagetianos, a instituição forma indivíduos munidos de mais cautela ao fazer julgamentos e ao tirar conclusões, capazes de ver mais de um caminho para realizar suas ações, aptos a procurar alternativas e discutir suposições.
Com metodologias ativas e abordagens colaborativas, a proposta educacional do Colégio norteia a sua prática pedagógica na aprendizagem sistêmica, atuando através de projetos interdisciplinares, multidisciplinares que agregam maior significado, repertório e aplicabilidade ao processo educacional.
O Colégio parte do pressuposto de que dominar as novas tecnologias significa ter acesso aos meios de produção. Os recursos tecnológicos (Tics) ampliam o potencial criativo e também conferem maior dinamismo à ação educativa. A sociedade em rede tem como fundamento a conexão entre pessoas. Mediada ou não pelas tecnologias, a convivência nos oportuniza colaborar, cocriar, saber trabalhar em equipe, assumir o protagonismo e ser capaz de construir uma rede de relações (networking).
“Nossa marca é ser uma escola formadora e transformadora. Mais do que a soma das nossas realizações, nos preocupamos com o desenvolvimento socioemocional e as experiências de vida que proporcionamos a cada um dos alunos e educadores que nos confiam parte importante de suas existências”, afirma a diretora-geral do Colégio Guilherme Dumont Villares, Eliana Baptista Pereira Aun.